Sobre este blogue

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Neste blogue pretende-se apresentar o trabalho realizado ao longo da acção de formação “Bibliotecas Escolares e a Web 2.0”.

No entanto, penso ser relevante torná-lo também um meio de divulgação de ferramentas digitais, importantes e necessárias para a consecução de trabalhos colaborativos e inovadores, junto da comunidade escolar. Assim sendo, para além das reflexões e trabalhos, fazem parte documentação e tutoriais disponibilizados pelos formadores durante este percurso formativo.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Marcadores sociais (Social Bookmarking)





Marcadores sociais (Social Bookmarking)(3 a 10 de Março)

Tarefa 1
(3 a 7 de Março)

Tarefa 2
(7 a 10 de Março)


Esta unidade teve os seguintesobjectivos:
- Familiarizar-se com os conceitos de social bookmarking, tags, tagging e folksonomias;
- Compreender as potencialidades do social bookmarking na educação em geral e no trabalho da biblioteca em particular;  
- Criar um sítio de social bookmarking com um mínimo de 15 a 20 recursos;
- Debater a qualidade/pertinência dos recursos seleccionados pelo grupo de formandos e as etiquetas utilizadas.

Durante esta sessão realizaram-se 2 tarefas obrigatórias e uma facultativa.


Na primeira tarefa criei um social bookmarking no serviço Diigo (http://www.diigo.com/user/mariamador?page_num=0&type=all) e facultei, tal como era solicitado, o endereço a todos os colegas e formadores. Nesse social bookmarking indexei 42 recursos com comprovada utilidade para o trabalho a realizar na biblioteca da minha escola. Para todos os recursos redigi uma breve descrição e atribui etiquetas de acordo com os assuntos tratados.

A segunda tarefa consistiu na selecção e análise de um social bookmarking de um colega. O comentário teve em consideração a selecção dos recursos escolhidos, atendendo à sua pertinência, adequação ao público a quem era dirigido, à etiquetagem e descrição utilizadas.
Dos sítios apresentados, escolhi o da colega Lucília Acando.


Comentário ao social bookmarking da Lucília Achando

Olá Lucília,

Fui visitar o teu sítio de bookmarking e considero que a escolha dos recursos foi cuidada e abarcou um leque de temas pertinentes e adequados a professores, alunos e professores bibliotecários.

Constatei que muitos dos recursos indicados, abrangem diferentes disciplinas e podem ser utilizados tanto por alunos como professores. Servem como exemplo: "Escola Virtual", "500 anos de História -  A aventura dos descobrimentos", "National Geographic", "Aprender Matemática", "Espaço Poético" e "Livros Digitais".
A cada recurso foi dado um título e feita uma descrição que se torna muito útil para identificar o tema numa primeira consulta.

Todos os recursos estão etiquetados de uma forma simples e adequada às características dos assuntos tratados, possibilitando que a pesquisa se realize  com rapidez e facilidade.

Continuação de um óptimo trabalho!

Maria Amador

 Comentários ao meu social marking e Respostas

O meu social bookmarking foi analisado por três colegas, a Fátima Pedro, o Nuno Maria e a Isabel Braga. Seguem os seus comentários e as minhas respostas.

Olá Mª José!

Resolvi espreitar o teu “Diigo” e já é um “Senhor Diigo”.

Apresenta vários endereços com interesse que, de facto, podem servir não só aos professores bibliotecários, mas também aos outros professores e alunos. As descrições parecem-me claras e ajudam a decidir, numa primeira abordagem, se será ou não, um sítio de interesse para o que o utilizador procurava. As etiquetas já cobrem um número significativo de temas e achei interessante colocares algumas em inglês (à partida, não me lembraria disso). O uso da mesma etiqueta, no singular ou no plural, é que não me convenceu muito. Compreendo que a procura possa ser feita das duas formas, mas será que não acabará por resultar em alguma confusão? Embora não havendo um “critério uniforme” para a escolha das etiquetas (como é referido no texto de introdução a esta sessão) penso que podemos adoptar algumas das normas sugeridas por Ulises Ali Mejias, por exemplo, “utilizar o plural em vez do singular” ou “seguir a convenção de tags iniciada por outros”. Seja como for, realmente o que importa é que elas sejam úteis para os utilizadores e penso que esse é o caso das tuas.

Acho que fizeste muito bem manter o que já tinhas no teu “Diigo”, eu também fiz uma formação (se calhar a mesma…) e nunca mais explorei este recurso. Agora dou-me conta do que andei a perder.

Continuação de bom trabalho!

Fátima Pedro


Boa noite Fátima!

Agradeço imenso o teu comentário. Concordo totalmente contigo no que respeita a necessidade de aferirmos um "critério uniforme" na selecção das tags. Estamos aqui para isso mesmo!

No entanto, tendo em conta a realidade do meu agrupamento (EB1/JI, 2.º e 3.º ciclos) penso que é necessário colocar a hipótese de singular e plural para facilitar todas as possibilidades de pesquisa.

Um abraço.

Maria Amador

Considero que o diigo da colega Maria Amador é já um social booking muito pensado e trabalho, o que lhe permite muita qualidade.

Os recursos incluidos são muito variados e reconhecidos, permitindo não só aos professores bibliotecários como aos outros, recorrer facilmente a um conjunto de ferramentas crediveis.
Alguns recursos também estabelecem ligação às ferramentas web 2.0.

As etiquetas no meu entender estão muito bem organizadas, permitindo uma fácil identificação do recurso que se deseja.

Penso que ao nível organizacional está muito bem conseguido.

Nuno Maria


Boa noite Nuno!

Obrigadíssima pelo teu comentário.

Gosto imenso de utilizar o Diigo pois é uma ferramenta excelente para criarmos um catálogo online na biblioteca, entre outras coisas.

Continuação de um óptimo trabalho!

Maria Amador



Boa noite Maria José!
Considero a selecção feita muito adequada, útil e interessante para uma biblioteca escolar de 2º/3º ciclo como é o caso da tua. A descrição que fazes dos conteúdos é sintética e informativa como convém. A “etiquetagem” será a área mais sensível de uma apreciação deste tipo pois é a área mais difícil e menos unânime de construir… Aliás, tem tudo a ver com a “indexação” que é o assunto mais difícil do tratamento técnico documental… Por isso, o que direi a seguir, mais do que comentar as tuas opções, tende a ser mais um contributo para a abertura da reflexão/debate iniciado na “zona” da Dora, neste fórum, e, eventualmente, um apelo a que os formadores esclareçam algumas “zonas enevoadas de dúvidas ” das minhas “afirmações”...
Assim, pergunto-me se, como professores bibliotecários não deveríamos seguir algumas “regras” que são tidas para a indexação de outro tipo de recursos (p. ex., utilizar os plurais de que fala a Fátima). Se temos em vista os “nossos” utilizadores, valerá a pena “etiquetar” em 2 línguas? Valerá a pena etiquetar “livros” num site de uma biblioteca? Não é redundante? Mas já acho útil e pertinente etiquetar “livros  digitais”… E, já agora, vejo aqui nas tuas etiquetas (e nas dos outros colegas) o “traço-sublinhado” a unir etiquetas com 2 termos. É uma convenção de etiquetagem deste tipo de ferramentas? A própria instrução do DIIGO diz só para colocar entre comas… Como vês, tenho muitas dúvidas (e ignorância!)… Lá para as minhas etiquetas cheguei a colocar “Assunto principal –  sub-assunto”, num decalque  da indexação de monografias… mas fiquei com a sensação que aquilo poderia ser um  “purismo atrapalhativo”…
Uma boa noite e vou continuar a “seguir” o teu DIIGO (ainda não sei “copiar” os marks para o meu… não sei se não chumbarei no módulo a confessar uma coisa destas, eh eh !!)
Um abraço                                         
Isabel Braga

Boa noite Isabel!
Só agora detectei que tinhas comentado o meu social bookmarking
Tal como tu, também eu tenho sérias dúvidas sobre a etiquetagem que é um campo bastante complexo e penso ser relevante a existência de algumas regras auxiliares. Confesso que quando tenho dúvidas procuro esclarecer-me, analisando trabalhos já publicados por pessoas que creio terem conhecimentos a esse nível.
Obrigada pela tua partilha de inquietações.
Um abraço!
Maria Amador

A tarefa facultativa, que realizei e pode ser vista neste blogue, prendeu-se com o adicionamento de 2 miniaplicações html/javascript. Uma foi a nuvem de etiquetas do meu sítio de social bookmarking e outra com as últimas 10 adições do mesmo sítio.

Para conseguir concretizar as tarefas desta unidade, fiz todas as leituras obrigatórias e ainda duas facultativas.

Leituras obrigatórias:
 - Texto introdutório – “Marcadores sociais (Social Bookmarking)”, em que é dada a definição de social marketing, explicações sobre o su funcionamento,, vídeos sobre o tema e links para o delicious e diigo, Dão-se esclarecimentos sobre tags, related tags, referem-se outros social bookmakings e levanta-se a problemática relacionada com a falta de regras para a etiquetagem (indicando as sugestões de Ulises Ali Mejias e  Felipe Zayas nesse campo) e as potencialidades de marcadores sociais nas bibliotecas.

- “Social Bookmarking com o Diigo” – Tutorial que me auxiliou bastante a percorrer melhor este caminho.
 - Apresentação “Diigo e Google Docs – partilhar e colaborar para aprender”, em que se refere a importância que a partilha na aprendizagem. Dá uma perspectiva da evolução do Diigo, e  do Google Docs, ensina a criar uma conta e tirar partido das suas potencialidades., realçando e exemplificando as possibilidades a nível da educação

Leituras facultativas:
-     Diigo V3: Highlight & Share the Web! Social Bookmarking 2.0”, em que despertei para as potencialidades do Diigo como uma ferramenta de pesquisa, que possibilita o adicionamento de comentários, de tags, de bookmarks em listas, organizando-as e partilhando-as. Que facilita a ligação de pessoas e a criação de grupos com os mesmos interesses, permite o contacto com amigos e a partilha e colaboração, entre muitas outras coisas;

-     Information R/evolution”, que me deu uma boa panorâmica sobre esta problemática.

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