Sobre este blogue

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Neste blogue pretende-se apresentar o trabalho realizado ao longo da acção de formação “Bibliotecas Escolares e a Web 2.0”.

No entanto, penso ser relevante torná-lo também um meio de divulgação de ferramentas digitais, importantes e necessárias para a consecução de trabalhos colaborativos e inovadores, junto da comunidade escolar. Assim sendo, para além das reflexões e trabalhos, fazem parte documentação e tutoriais disponibilizados pelos formadores durante este percurso formativo.



sábado, 26 de março de 2011

Redes Sociais

  (31 de Março a 10 de Abril)

Tarefa 1
(31 de Março a 7 de Abril)

Tarefa 2
(até 7 de Abril e até 10 de Abril)



Ao longo deste módulo realizámos duas tarefas. Em resposta à primeira, seleccionei da minha lista de amigos do Facebook três bibliotecas escolares (Biblioteca Escolar de Castro Marim, Biblioteca Escolar Conde de Vilalva e Bibliotecas Escolares de Penedeno) que, segundo o meu ponto de vista, são bons exemplos de utilização desta rede social tendo em conta o que era solicitado:

- Dimensão da respectiva rede (número de amigos);


- O número de actualizações ao perfil efectuadas na última semana; 
- O tipo da informação disponibilizada;
- As interacções estabelecidas com os utilizadores;
- O respeito pelos direitos de autor e pela privacidade.

As conclusões a que cheguei podem ser vistas no seguinte endereço:












Para concretizar a segunda tarefa, que era composta por duas actividades, reflecti e participei na discussão sobre as potencialidades das redes sociais virtuais na educação e no trabalho da biblioteca e, posteriormente, comentei a contribuição do colega Nuno Maria para este debate.

Reflexão

Olá boa noite!
Para começar, devo dizer que fiquei entusiasmada com os temas das workshops na “eTwinning Conference & Camp 2011” em que a Teresa participou. Gostei especialmente destes quarto: “Encouraging pupils to read - an eTwinning approach”, “eLearning 2.0”, “Empowering Pupils on digital competences” e ” A visit to the world of edutainment and gaming”. Foi de certeza fantástico! Obrigadíssima pela partilha!
Falemos agora do Facebook. É verdade que abri uma conta nesta rede social há já algum tempo, no entanto, aconteceu-me o mesmo que à Fátima e à Alcina. Não a explorei devidamente, nem tirei partido de muitas das suas funcionalidades, em grande parte porque tinha um certo receio relativamente à privacidade e segurança. Estou, pois, agora a (re)descobri-la e a gostar bastante. O ter que pesquisar e seleccionar bibliotecas com boas práticas foi muito interessante e educativo (para além de fazer uma série de amizades), pois mostrou-me a diversidade e riqueza de informação (divulgação de actividades, de trabalhos, de livros, de música, de filmes, de fotografias, de links para blogues, …) que pode ser apresentada de uma forma rápida e apelativa aos utilizadores, originando dinâmicas colaborativas.
A criação de uma conta para a minha biblioteca vai ser um ponto a ter em conta na próxima reunião da minha mini-equipa.
Em relação ao texto de António Nogueira, gostei muito do que li. Achei, sobretudo relevante focar a importância do Facebook na motivação dos alunos para uma aprendizagem mais activa e crítica e no cyberbullying.
Ao utilizar as redes sociais como um meio para aprender, o aluno deverá fazê-lo de uma forma responsável, construindo desse modo os seus saberes. Neste campo, a biblioteca tem um papel fundamental a desempenhar. Deve estar atenta, divulgar, alertar e acompanhar os alunos nesse percurso de formação.
 Actualmente, na minha escola, a biblioteca em colaboração com a equipa do PTE, leva a cabo o projecto “ABC da informática”, destinada aos alunos do 5.º ano, em que para além de se desenvolverem competências básicas, são abordados temas relacionados com a utilização da Internet de uma forma segura e ética.
São passos pequeninos que se vão dando…Estamos na era do ciberespaço e temos que procurar ser uma mais-valia para os nossos utilizadores.
Um abraço!
Maria Amador

Comentário

Olá Nuno!
Concordo plenamente contigo quando referes que através da rede social Facebook a biblioteca aumenta o número de seguidores (os alunos e alguns professores percorrem-na diariamente a título pessoal) e enriquece com o diálogo mantido com os interlocutores, podendo até, de certo modo, avaliar a qualidade dos serviços prestados.
As questões que levantas em relação à segurança, à actualização e forma de abordar os conteúdos são bastante pertinentes. Penso que, no primeiro caso, recorrer aos documentos disponibilizados pela SeguraNet, como referes, é um caminho a seguir. Pode ser reforçado, ainda, com sessões presenciais de divulgação e debate destinadas a alunos, professores, pais e encarregados de educação, dinamizadas pela equipa do PTE e/ou por elementos da própria SeguraNet e da PSP. Nos outros pontos, parece-me ser relevante o diálogo/colaboração com colegas e é importante acertar formas de procedimento com a equipa. Além disso, seria útil a troca de ideias com outros professores bibliotecários que se encontrem na mesma situação, assim como analisar a forma que as bibliotecas escolares e públicas encontraram para fazer a divulgação das suas actividades, notícias e tudo o mais, no facebook.
Um abraço!
Maria Amador




Os documentos que analisei para esta unidade foram os seguintes:

 Leituras obrigatórias

- “Introdução à temática - As redes sociais”, bastante abrangente - esclarece o conceito de rede social virtual (http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html); explica a origem e o desenvolvimento das redes (The Well; mIRC; Sixdegrees; MySpace; Hi5; Orkut; Facebook)  dando uma panorâmica pelo seu desenvolvimento em Portugal; descreve o Second Life; divulga a forma de funcionamento das redes; alerta para os perigos inerentes ao seu uso (http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/05112008-46.shl) e os cuidados a ter; refere a importância das redes a nível das bibliotecas;

- “Guia de utilização do Facebook”, que faz o historial desta rede social, refere as vantagens da sua utilização em relação a outras, apresenta um manual de utilização muito completo.
Links:

 Leituras facultativas

 - “Um Guia sobre a Página Inicial do Facebook”, interessante;

- “Controlos de privacidade no Facebook”, importante e fácil de consultar;

- “What is social networking”, que explica o significado de social networking, a sua importância a nível de socialização em grupos de interesse e os cuidados a ter com a segurança.

1 comentário:

  1. Olá Mª José :)
    Excelente recolha de tutoriais. Não deixe atrasar as reflexões e reunião dos trabalhos! Boa Páscoa!

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