Sobre este blogue

Sobre este blogue

Neste blogue pretende-se apresentar o trabalho realizado ao longo da acção de formação “Bibliotecas Escolares e a Web 2.0”.

No entanto, penso ser relevante torná-lo também um meio de divulgação de ferramentas digitais, importantes e necessárias para a consecução de trabalhos colaborativos e inovadores, junto da comunidade escolar. Assim sendo, para além das reflexões e trabalhos, fazem parte documentação e tutoriais disponibilizados pelos formadores durante este percurso formativo.



quinta-feira, 17 de março de 2011

Partilha de conteúdos

 Partilha de conteúdos
(10 a 17 de Março)
Tarefa 1  e Tarefa 2
(até 15 de Março)
Tarefa 3 (até 17 de Março)
Os objectivos desta unidade foram os seguintes:
- Familiarizar-se com ferramentas de partilha de conteúdos (Audacity, Podomatic, Jing, Prezi e Screenr);
- Familiarizar-se com ferramentas de escrita colaborativa;
 - Compreender as potencialidades destasferramentas para o trabalho da biblioteca em particular e dos professores e alunos em geral;
- Usar cada uma das ferramentas acima com o objectivo de disseminar conteúdos da formação.
Nesta sessão sobre trabalho colaborativo com produção de conteúdos, em que se realizaram três tarefas, foi solicitado aos formandos a simulação de uma situação em que tiveram que contribuir para um workshop a realizar com os docentes da sua escola.

Na primeira tarefa, prevaleceu o trabalho colaborativo e continuei uma actividade muito profícua com o meu par, a Mafalda Rodrigues. Após as leituras de carácter obrigatório e algumas facultativas, abrimos um documento no Google Docs que partilhámos com os colegas formandos e formadores. Dialogando, partilhando e colaborando com a Mafalda nesta ferramenta, que fui aprendendo a conhecer melhor, produzimos o guião para o tutorial relativo à sua utilização.

 

 A segunda tarefa, já trabalho individual, consistiu na exploração do Podomatic e Audacity, na criação de conta e na construção da apresentação/tutorial sobre o Google Docs, em formato Podcast, utilizando essas duas ferramentas. Tinha que seguir o guião que eu e a Mafalda tínhamos construído previamente. Devo referir que foi um trabalho muito aliciante (e cheio de sobressaltos dado que o meu computador bloqueava constantemente), mas o produto final foi muito gratificante. Pode ser consultado em:


Na terceira tarefa, podia optar por duas hipóteses: comentar um dos trabalhos apresentados pelos colegas que utilizaram uma ferramenta diferente da que tinha utilizado, ou reflectir sobre um dos tópicos de reflexão que tinham sido apresentados no texto de apoio à unidade. Escolhi as duas hipóteses. Na primeira analisei os trabalhos realizados sobre o Prezi, pelos colegas Clara Oliveira, Dora Pinheiro, Nuno Maria e Paula Gonçalves, de que muito gostei. Aqui vão alguns comentários:

Olá Dora!

PARABÉNS pelo teu Prezi!

Fiquei encantada com aquilo que fizeste (assim como com os da Paula, Clara e Nuno) e quando tive um tempinho fui pesquisar.
É uma ferramenta entusiasmante!

Beijinhos.

Zé Amador

--------------------------------------------------

Boa noite Nuno,

O teu Prezi está ÓPTIMO!

Entusiasmou-me de tal maneira vê-lo (e aos da Paula, Dora e Clara) que quis aprender a trabalhar nesta ferramenta.

Um abraço.

Zé Amador

 ---------------------------------------------

Apresentei também uma reflexão sobre o Prezzi, que publico a seguir e que foi comentada pela formadora Teresa Pombo e pela colega Dora Pinheiro:

Reflexão


Como utilizo o PowerPoint com alguma frequência, tive interesse em descobrir como funciona o Prezi depois de ver os trabalhos publicados pela Ana Paula, pela Clara, pela Dora e pelo Nuno que achei fantásticos, inovadores e muito apelativos.

Li sobre o assunto, analisei tutoriais e experimentei um pouquinho a ferramenta. Foi uma verdadeira aventura em movimento!

Assim, fiquei a saber que o Prezi é um serviço Web para criar apresentações interactivas, baseado no Zoom que lhes confere profundidade e que possui um menu de ferramentas de fácil utilização.

A construção da apresentação é verdadeiramente dinâmica, esbatendo-se os conceitos de cima/baixo, esquerda/direita. O espaço não é limitado ao slide rectangular do PowerPoint a que estamos habituados, dado que cada apresentação pode ocupar um espaço infinito. O utilizador é livre de organizar o conteúdo da forma que mais gostar. Seleciona o tipo de fundo a aplicar, escolhe o lettering e define as cores. Decide onde colocar, como hão-de surgir e qual o formato das suas frames e o que nelas deverá ficar agrupado. Estabelece o realce que deve dar a cada palavra, frase, imagem ou vídeo, aumentando ou diminuído o tamanho e estabelece a ordem de seu aparecimento na apresentação. Tudo isto torna cada trabalho verdadeiramente inovador e interactivo.

Penso que esta ferramenta tem muitas vantagens quer para professores, quer para alunos. Utilizando-a na apresentação de conteúdos programáticos, os professores conseguirão captar a atenção dos alunos mais facilmente, levando-os a interagir. Estes, por seu lado, poderão criar as suas próprias apresentações sobre os variados temas a abordar nas diferentes disciplinas.

A biblioteca terá um papel primordial na divulgação desta ferramenta, difundindo esta possibilidade de trabalho, facultando os tutoriais e dinamizando wokshps sobre esta temática.
Fiquei fã do Prezi!

Maria Amador
 --------------------------------------
O Prezi não é uma ferramenta muito consensual. Há quem a adore e que a odeie. Conheço poucos cuja opinião esteja no meio. Eu penso que tem bastante potencial. Irei colaborar na tradução de um prezi com dicas para a sua propria utilização e depois divulgo

Não gosto lá muito dos prezis que dão muitas voltas mas gosto de explorar o seu potencial zoom in e zoom out. A minha última experiência foi esta, se quiserem conhecer:
http://prezi.com/jc9fauisxvbr/bloguesedu/
Bom trabalho!
E parabéns por ter ido mais além
Teresa Pombo

------------------------------------------

Olá Teresa, Olá Zé!
Também eu estava muito entusiasmada com o Prezi antes de começar! Não quer dizer que tenha desgostado. Continuo a achar que é uma alternativa muito interessante ao PPoint que já andávamos todos fartos de ver! Acho até que vou fazer uma vistaça quando apresentar aos meus alunos do 8ºano o "best of" comentado dos seus trabalhos, ! mas há realmente que ter alguns cuidados.
A navegação com o zoom pode causar "enjoôs" e demasiadas voltas/caminhos sem uma estrutura fazem perder o fio à meada!
Isto é, o Prezi torna muito importante o esquema conceptual por trás da comunicação/apresentação e é essa a sua grande mais valia (a meu ver)! Pode-se fazer isto passando para área de trabalho do Prezi - uma imensa folha quadriculada - o esquema gráfico do que ser quer apresentar e agrupando as informações consoante os temas a que correspondem. Utilizar setas para realçar as ligações pode ajudar a evitar demasiados zooms.

Posso deixar aqui umas dicas para o tutorial da Teresa (muito oportuno!) que não encontrei nos tutoriais que consultei (ou não descodifiquei! !): é importante dizer que ao iniciar devemos colocar os elementos relativamente perto uns dos outros e respeitando a mesma escala ou corre-se o risco de andar "que tempos" à procura deles! Se se quiser evitar demasiados zooms é conveniente ter a informação próxima e à mesma escala/tamanho, deixando os grandes zooms - de distância e de desnível - quando se quer mudar de tema ou salientar fortemente uma informação. Devemos também primeiramente definir as fonts, as cores, o ambiente (no ...wizzard) para ser mais fácil quando temos que introduzir texto, especialmente se vier de um doc word. Ao colocar a path, esta só fica "agarrada" se o elemento ficar selecionado/"saliente" e às vezes é preciso "zoom in" até o agarrarmos. Se não houver path não há apresentação automática!
Dora Pinheiro
-------------------------------------------------
 
Por seu lado as colegas Cristina Coelho, Isabel Marques e o formador João Marques comentaram o meu trabalho em Podomatic a que respondi.

Comentários

Olá Maria José... atrevo-me a dizer que foi uma luta que ganhou com direito a "bis".
Em primeiro lugar parabéns pelo dom natural de ter uma bonita voz e um timbre agradável. Faria sucesso na rádio.
 
Em relação ao trabalho apresentado creio que tem excelente qualidade técnica porque não se escutam ruídos, fala pausadamente e o discurso apresenta-se articulado. 

A descrição das ferramentas é clara. De facto, na ausência de imagem as descrições têm de ser necessariamente diferentes, mais pormenorizadas para permitirem ao receptor "visualizar" e compreender o que está a ser transmitido.

Em relação às vantagens da utilização do Google Docs também foi bem argumentada.

Mais uma vez parabéns e continuação de bom trabalho.

Cristina Coelho

--------------------------------------------------------

Olá Maria José!

Está muito bem. Muito claro e pormenorizado, permitindo seguir passo a passo! Como compreendo bem as lutas com o computador, eh, eh!

Abraço

Isabel
 -----------------------------------------------------
Gostei.

Explicação simples e clara.

Continuação de bom trabalho!
João Marques
-----------------------------------------------------

No âmbito desta unidade foram apresentados os seguintes documentos para leituras obrigatórias, de acordo com a ferramenta que íamos utilizar (e aqueles que também queríamos descobrir – no meu caso o Prezi):
- Texto de introdução à temática: “Partilha de conteúdos”, em que se deu uma perspectiva da evolução da Web 1.0 para a Web 2.0 e se reforçou a importância da introdução das redes informáticas nas escolas que contribuíram para a modificação da natureza do ensino-aprendizagem, cujos princípios fundamentais, segundo Barbara Lepani são: “aprendizagem permanente, aprendizagem auto-dirigida, aprender a aprender, aprendizagem contextualizada, aprendizagem adaptada às necessidades do aprendiz, aprendizagem transformadora, aprendizagem cooperativa e aprendizagem em tempo real.” Possibilita também o link para vídeos muito explicativos: (http://www.commoncraft.com/socialmedia - Social Media in plain english”; “The commocraft in plain english sobre podcasting”, http://www.commoncraft.com/podcasting; vídeo sobre as potencialidades do Prezi que pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=oIJ2cH9EyhA);
- “Manual de Ferramentas web 2.0 para professores”, em que nos foi solicitada somente a leitura referente aos temas da presente sessão, no meu caso “Podcast e utilização do software Audacity” e “Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar”.
- “Disciplina Moodle aberta sobre Google Apps”, (com tutoriais Google Docs) – em que foram indicados todos os recursos a que podemos recorrer para o nosso trabalho, através de uma conta Gmail;
-“Vodcast utilizando o Jing”, em que ficámos a conhecer o que é um screencast (“gravação digital do ecrã do computador, com sequências de imagens capturadas para serem reproduzidas posteriormente” podendo conter som do próprio computador e narração áudio) e como funciona a ferramenta Jing, que instalei e passei a utilizar para armazenar e compartilhar sreencasts a partir desta altura;

- “Podcast e a utilização do Audacity”, em que se explica no que consiste o Podomatic (um serviço Web 2.0 que cria páginas online de serviço áudio) e como se faz para criar um podcast. Refere também o que é, quais as vantagens e como se utiliza o Audacity, dando links (http://audacity.sourceforge.net/);

- “Tutorial Prezi” e “Tutorial Screenr”, em que ficamos a saber como utilizar estas ferramentas.

Das leituras facultativas, debrucei-me sobre:
-  “Google docs”, que refere todas as funcionalidades a que podemos aceder através do Gmail;

- “Tutorial Prezi II” e “Tutorial Jing”, muito úteis para a utilização das ferramentas.





Sem comentários:

Enviar um comentário