Sobre este blogue

Sobre este blogue

Neste blogue pretende-se apresentar o trabalho realizado ao longo da acção de formação “Bibliotecas Escolares e a Web 2.0”.

No entanto, penso ser relevante torná-lo também um meio de divulgação de ferramentas digitais, importantes e necessárias para a consecução de trabalhos colaborativos e inovadores, junto da comunidade escolar. Assim sendo, para além das reflexões e trabalhos, fazem parte documentação e tutoriais disponibilizados pelos formadores durante este percurso formativo.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Educação Aberta, Educação a Distância e Educação Online


2.ª Sessão





















---------------------------------------------------------

1.ª Sessão 

Familiarização com o Ambiente Online de Aprendizagem
(17 a 24 de Janeiro)

Ao longo desta sessão, os formandos tomaram contacto com a plataforma, interagiram nos fóruns criados para esse efeito, publicaram o seu perfil e analisaram os documentos "Guia do formando online"  e "como participar numa discussão online?" que se tornaram proveitosos para o desenvolvimento das tarefas propostas ao longo da acção.

Foi ainda solicitada a criação e edição de uma mensagem que desse resposta às seguintes perguntas:

- Quem sou eu?
- O que faço?
- Porque estou aqui?
- Quais os meus interesses?

A minha pode ser vista neste blogue. Intitula-se "This is me…"

This is me…

Parece que o sol esteve presente quando eu nasci em Lisboa, até mesmo no nome da rua. O rio e o mar foram também uma constante nos locais por onde passei… Centro, norte, sul, centro…
O brilho do sol e a musicalidade da água moldaram-me os gostos… e não só. Os livros que me ofereciam em ocasiões muito especiais deslumbravam-me e faziam-me ficar horas extasiada a viver peripécias sem fim. A minha paixão era tão grande que todas as moedas que “ganhava”, eram aplicadas em novos livros de aventuras, poesia, romances, eu sei lá....
Por ordem natural das coisas, quando tive que decidir, escolhi Letras e licenciei-me em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês/Português. Antes disso, já tinha começado a leccionar e aí nasceu outra paixão que continua há mais de trinta e tal anos.
Pelo caminho, desempenhei cargos variados – directora de turma, avaliadora, relatora, elemento do conselho executivo e pedagógico, da comissão de avaliação, coordenadora de DT, de departamento, da biblioteca. Comecei a trabalhar neste espaço educativo da EB 2/3 Dr. António Augusto Louro, em que hoje estou, há dezassete anos. Simultaneamente fui descobrindo novos “amores”: as potencialidades da videografia em 90, dos computadores em 93, da Internet em 97 e em 2000 terminei uma pós-graduação em Ciências da Educação – Especialidade Administração Escolar, cuja monografia final versou um estudo de caso sobre biblioteca escolar.
Já passou mais de meio século, mas o brilhozinho continua presente, quando percorro uma história, me deslumbro com uma imagem, me emociono com um filme, me seduzo pela Web2.0…
Há ainda tanto para aprender!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sessão presencial
(17 de Janeiro)

Na sessão presencial, que teve lugar na Escola Secundária do Monte da Caparica, os formadores, Teresa Pombo e João Proença, apresentaram a acção de formação, indicando os objectivos, os conteúdos, a avaliação e a calendarização da acção de formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário