Sobre este blogue

Sobre este blogue

Neste blogue pretende-se apresentar o trabalho realizado ao longo da acção de formação “Bibliotecas Escolares e a Web 2.0”.

No entanto, penso ser relevante torná-lo também um meio de divulgação de ferramentas digitais, importantes e necessárias para a consecução de trabalhos colaborativos e inovadores, junto da comunidade escolar. Assim sendo, para além das reflexões e trabalhos, fazem parte documentação e tutoriais disponibilizados pelos formadores durante este percurso formativo.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Blogues e Microblogging

Blogues e Microblogues
(de 17 a 28 de Fevereiro)
Tarefas individual e em grupo
(17 a 21 de Fevereiro)
Tarefa individual
(21 a 28 de Fevereiro)


Neste módulo os objectivos os objectivos incidiram em:
- Apoiar na elaboração de um blogue (no caso de ainda o não terem realizado);
- Analisar um conjunto de blogues de bibliotecas, identificando objectivos e tipologias de mensagens publicadas;
- Conhecer alguns widgets úteis para o enriquecimento de um blogue e utilizar pelos menos 2 deles no seu portefólio;
- Identificar o conceito do microblogue;
- Debater as potencialidades dos microblogues na Biblioteca Escolar;
- Debater os novos desafios que estas ferramentas colocam à biblioteca escolar no contexto da Web 2.0.
Ao longo da sessão, foram realizados trabalhos individuais e em grupo.

No que respeita ao trabalho individual, para além de melhorar/actualizar o meu blogue/portefólio, analisei o documento sobre Widgets e adicionei alguns ao portefólio. Criei também conta no Twitter (http://twitter.com/mariamador123) e no Hootsuite    ( http://hootsuite.com/dashboard#/tabs?id=4367934 ) e participei no debate que decorreu sobre o ”Twitter e as bibliotecas”, lançado pela Manuela Fátima…


Olá Manuela!
Concordo com a Alice quando refere que “tocas os pontos quase todos”.
Tal como todos os colegas, tenho andado a pesquisar  bibliotecas no twitter e encontrei uma lista bastante considerável em http://lindyjb.wordpress.com/2009/01/10/libraries-on-twitter-updated-list/. São bibliotecas americanas, a maior parte públicas ou universitárias e muitas delas com link para o portal, como por exemplo:
http://twitter.com/nypl
http://twitter.com/Harvard_Library

Da breve análise que fiz, creio que cada vez mais as bibliotecas estão a adoptar o twitter. Usam-no principalmente como forma de divulgação de informações, de novidades e de notícias sobre leitura e eventos culturais junto dos seus seguidores. Algumas das vantagens do uso desta ferramenta prendem-se com a rapidez da actualização (que é feita em tempo real), com a resposta directa a um “post” (os utilizadores têm resposta imediata às suas perguntas) ou com a facilidade “tirar dúvidas”, bastando consultar as respostas dadas a outros utilizadores.
São vantagens de "peso"!


…e constatei da funcionalidade do Hootsuite, respondendo ao “Hootsuite? Para quê?” posta à discussão pela formadora.


Achei óptima a ajuda.
O Hootsuite é muito funcional e prático ao possibilitar a publicação simultânea no twitter e facebook e na criação de listas.


Em grupo, trabalhei colaborativamente com as colegas Alcina Soares e Sílvia Rodrigues. Depois de analisarmos os 10 blogues disponibilizados pelos formadores, apresentámos os nossos pontos de vista em relação aos objectivos que os autores dos mesmos pretendem alcançar e quais os tipos de informação que disponibilizam.  


Análise dos Blogues


Actualmente, são bem conhecidas as potencialidades do blogue, no que diz respeito às recentes práticas educativas. O sucesso desta ferramenta deve-se ao facto de ser facilmente utilizável e sem custos para os seus criadores. O blogue permite a publicação de artigos curtos, por ordem cronológica inversa, possibilita hiperligações para outras páginas, sítios ou blogues e permite deixar comentários ao conteúdo das mensagens publicadas. 

Analisando os blogues disponibilizados, constata-se que, apesar de cada um ter características e/ou aspectos diferentes, na globalidade os seus objectivos prendem-se com a divulgação do trabalho realizado ou a realizar nas e pelas bibliotecas escolares. Os próprios bloggers assim o referem: “Neste espaço, pretendemos dar a conhecer todas as actividades a desenvolver nas bibliotecas do agrupamento ao longo do ano lectivo”; “Este espaço destina-se a publicar as actividades desenvolvidas na e pela Biblioteca da Escola” mas é também evidente, na maioria dos casos, a articulação com a escola/agrupamento no trabalho realizado.

Nota-se que os blogues foram pensados para um público-alvo específico (a comunidade escolar) que procura cativar e com quem pretende interagir, partilhar e colaborar de uma forma colectiva. Deste modo, surgem propostas para a abordagem de temas mensais (Mês da inclusão), sugestões de leituras e escritas (Concurso de leitura, PNL, Concurso de Poemas), publicação de trabalhos de alunos (Faça lá um poema, Biblioteca Digital com E-books de alunos), desenvolvimento de literacias (Guiões, tutoriais – “Como escrever o guião de um filme”, “Como fazer um projecto”), links e hiperligações a sítios ou blogues relacionados com temáticas do momento (Educação ambiental, História), acesso ao moodle e espaço para pesquisas, newsletters e convites a sugestões e comentários. Tudo isto com base em ferramentas espantosas como o adobe flash player 10, imageloop, issue, slideshare, twitter, wix, youtube… tags, bookmarks…

Alguns blogues possibilitam a consulta do seu catálogo online, permitem a ligação ao Facebook e Twitter e podem ainda incluir um Voki de “boas-vindas” ou o “Provérbio do Dia”, como atracção.

Podemos, assim, concluir que os blogues das BE são o seu rosto, na medida em que permitem o conhecimento da sua estrutura interna e da sua dinâmica, através da visualização das suas actividades e potencialidades disponibilizadas.


Formandas: Alcina Soares, Maria José Amador e Sílvia Rodrigues               Fevereiro de 2011



Fez ainda deste módulo, uma tarefa de pares em que trabalhei colaborativamente com a Mafalda Rodrigues. Assim, pesquisamos e seleccionámos um profissional da área das Bibliotecas (e afins) e uma biblioteca pública ou escolar, portuguesa ou estrangeira com conta no Twitter e que, segundo a nossa perspectiva, fizessem um bom uso dessa ferramenta. Era obrigatório apresentarmos três motivos que corroborassem a nossa selecção. Depois de muito pesquisarmos, escolhemos a biblioteca “BE/CRE A CASA DE CAMILO”, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, com o blogue (http://casabiblo.blogspot.com/) e o bibliotecário o Dr. Carlos Pinheiro ( http://twitter.com/#!/CarlosPinheiro ).


Biblioteca e profissional com conta Twitter

Depois de analisarmos várias bibliotecas no twitter (públicas, privadas, escolares) decidimos passar a seguir a da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Vila Nova de Famalicão, com o blogue http://casabiblo.blogspot.com/.

Esta BE/CRE destaca-se em vários aspectos. Em primeiro lugar os tweets divulgam actividades relevantes e são actualizados com muita frequência, aliciando o seguidor a manter-se sempre em contacto. Por outro lado, o blogue BE/CRE A CASA DE CAMILO está muito bem organizado, é muito completo e apelativo, divulgando as atividades e recursos e revelando a grande dinâmica da biblioteca. Recorre a ferramentas muito diversificadas como o ebook – divulga um novo todas semanas – o slide; o flashvortex; o loogix; o diigo e o delicious.

Além disso, disponibiliza aos utilizadores um manancial de recursos relacionados com as diversas disciplinas, o catálogo e outros, como: Little Bird Tales – ferramenta destinada a criar audiobooks infantis; Inkmesh e Neotake  – motores de busca para procurar ebooks; Koobits – aplicativo que permite ler ebooks no computador.

Por último, divulga as novas tecnologias como: OverDrive no iPad – aplicação para empréstimo de ebooks em bibliotecas; Asus eeeNote um ereader; Manuais escolares no iPad, e temáticas como: Usar o iPad na sala de aula; O impacto das bibliotecas online nas aprendizagens dos alunos; Impacto dos ebook na leitura.

Possui ainda links para a página da escola, o centro de novas oportunidades, a plataforma Moodle, o blogue do concurso de leitura da escola, a página da RBE e o blogue do grupo de trabalho das bibliotecas de Famalicão.

Relativamente ao professor bibliotecário a nossa escolha foi para o Dr. Carlos Pinheiro http://twitter.com/#!/CarlosPinheiro Teacher librarian. ITC, elearning, social media, digital literacy, ebooks”.

No perfil disponibiliza a sua imagem e o link http://lerebooks.wordpress.com/

Verifica-se a criação de uma rede com profissionais do mesmo ofício ou de interesses similares. Segue outras pessoas, 383 following, sendo que outras pessoas também o seguem, 459 followers, regista 6,483 tweets. Utiliza o Twitter com bastante frequência, publicando informação diariamente. Esta atitude revela uma preocupação constante na atualização da informação pois à medida que adiciona os conteúdos novos, esses passam a integrar a estrutura da rede. As publicações disponibilizadas são de enorme qualidade e atualidade.


Mafalda Rodrigues e Maria José Amador
Como base de formação para esta unidade foram apresentadas vários documentos que me deram a conhecer esta problemática, me despertaram muito interesse e me levaram a criar contas em alguns deles.
As leituras obrigatórias foram as seguintes:
- “Introdução à temática - Blogues no contexto da Biblioteca Escolar - Microblogues: o blogue na sua mínima expressão” , com hiperligações para definições (blogue, microblogging, SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp, web…), microblogues (Twitter, Jaiku, Pownce…),  redes sociais (Myspace, Orkut, Facebook, Bebo, Hi5, …) e vídeos informativos. Neste documento, ficamos com uma perspectiva bastante abrangente desta temática. Dá uma breve panorâmica da evolução das redes sociais na perspectiva do ensino aprendizagem, refere o seu valor e importância no trabalho colaborativo do grupo, identifica várias delas, com maior incidência no Twitter e Hootsuite.

- “The use of Weblogs (blogs) by librarians and libraries to disseminate information, que nos põe a par do aparecimento e da evolução do blogue a nível do trabalho dos bibliotecários. Através dele a informação (profissional e geral) dissemina-se mais facilmente e alcança um maior número de leitores.

- “Why and How to Use Blogs to Promote Your Library's Services, que explica o significado de blog, blogger, post, blogroller e a facilidade da sua utilização o que aumenta significativamente a sua expansão. São também indicados endereços de blogues interessantes relacionados com bibliotecas e a forma como se pode criar um blog.
- “10 BLOGUES de Bibliotecas Escolares”, que indica os endereços de blogues de qualidade a nível das BE.
- “O que são widgets“, que define o que são estas pequenas aplicações que se utilizam em blogs, indica algumas delas, ensina a colocá-las e fornece endereços onde se podem obter muitas mais..
- “Como usar o twitter “- 1ºs passos, um tutorial que indica como se registar e como o utilizar e que me foi muito útil.
- “Tutorial Hootsuite” (em espanhol), que indica passo a passo como se regista e utiliza. Está bem delineado.
- “Tutorial hootsuite” (português), que, de uma forma muito explícita e fácil de seguir, dá as indicações necessárias para a utilização desta ferramenta.
Das leituras facultativas, saliento, como tendo sido muito úteis na minha formação as abaixo indicadas:
- “The Twitter guide book”, que disponibiliza todo o tipo de informação relacionada com o tema. É mesmo muito bom.
- “100 Social Media Tools”, que fornece ferramentas diversificadas de grande utilidade.

Check out this SlideShare Presentation:

Sem comentários:

Enviar um comentário